Penélope Especial

Visitas ao Presídio Feminino de Torres

“Preparando para a liberdade”

Nosso primeiro contato com o Presídio Feminino de Torres foi em outubro de 2019 com o Projeto Penélopes Contra o Câncer, 

o qual tem por finalidade falar sobre prevenção e tratamento do câncer feminino.

Naquela ocasião, fomos surpreendidas com a doação de uma caixa de lenços de cabeça para mulheres em tratamento de quimioterapia, todos confeccionados pelas detentas.

Em 2020, devido à pandemia, nossas ações foram realizadas em duas etapas. Tivemos acesso apenas às detentas do regime semiaberto, observando, na ocasião, todos os protocolos de saúde e de segurança recomendados.

O primeiro encontro do ano foi no dia 22 de outubro. Naquele dia, tivemos a oportunidade de conhecer a horta e a oficina de costura.

As detentas estavam confeccionando máscaras cor de rosa para doação, em comemoração ao Outubro Rosa. Elas fizeram, também, um marcador de páginas artesanal em formato de borboleta, representando a transformação e a liberdade. É claro que eu ganhei um, né!!! rsrsrs

 Nossa visita foi marcada pela presença da Psicóloga Jaqueline Vaz , que realizou uma atividade com o objetivo de trabalhar o tema Expectativa X Coragem. Muitos de nós têm boas expectativas em relação à vida e ao futuro; contudo, frequentemente, somos desencorajados a seguir com nossos sonhos, especialmente quando a situação está desfavorável.

Para realizar a atividade – uma dinâmica de grupo -, foi organizado um semicírculo com as 13 detentas. Elas receberam um pedaço de papel e nele escreveram suas expectativas e sonhos, colocando-os, em seguida, dentro de um balão rosa. Depois, cada uma encheu o seu balão e, enquanto faziam isso, deveriam pensar que cada assopro dado representava planejamento, determinação, fé, força de vontade e tudo o que fosse preciso para realizar aquela expectativa e aquele sonho. Com o balão cheio e amarrado, escreveram, no balão, que o nosso maior vilão que é o medo!

Conversamos, então, sobre o medo e como ele age sobre nossa mente, impedindo-nos de realizar o que planejamos. Falamos, também, sobre dicas de como podemos superá-lo.

Em seguida, estouraram-se os balões (medos) porque o sonho precisa se manter em evidência!

Por fim, realizamos uma reflexão sobre cuidar bem de si e da própria vida, pois, assim como qualquer uma de nós, aquelas mulheres têm, sim, o poder da transformação, de usar a liberdade para realizar algo, o poder de recomeçar.

O segundo encontro foi no dia 23 de dezembro. Voltamos com um presente de Natal para as detentas do regime semiaberto, as quais havíamos visitado em outubro.

Ficamos felizes com a notícia de que duas detentas, que estavam na nossa primeira visita, haviam recebido a liberdade naquele intervalo de tempo.

Os mimos que entregamos foram doados por empresas parceiras e embalados por nós mesmas com muito carinho.

Fizemos uma pequena dinâmica para recordar nossa visita feita em outubro e, para nossa surpresa, elas realmente haviam guardado o papelzinho com seus sonhos!!!

Sabemos como é difícil o retorno à sociedade e à família. A reinserção no mercado de trabalho é bem complicada, porque ainda existe muito preconceito e falta de confiança da sociedade. Além disso, ainda existem os desafios no âmbito familiar, o retorno para casa que, muitas, vezes já não abre mais suas portas, o reencontro com os filhos, etc.

Penso que não estamos aqui para julgar ou impor nossas próprias crenças. Fomos incumbidos por Deus de algo bem maior, que é viver o amor, demonstrar o amor em ações e, sempre que possível, contribuir para tornar as pessoas e o mundo um pouco melhores.

Fica, aqui, nosso agradecimento à SUSEPE e à Direção do Presídio Feminino de Torres pela confiança em nosso trabalho.

Cátia Melo – Diretora

Juliana Malacarne – Assistente Social

Gabriela Ávila – Chefe de Segurança

Daiane Carboneira – Psicóloga

Tags

Preparando para a liberdade Penélope Magazine